CENTRO EDUCACIONAL UNIVERSO DO SABER
PROJETO IDENTIDADE:
TEMA: EU, MEUS AMIGOS E VOCÊ
EQUIPE CEUS: Charliene, Nasira, Neusiane, Odiléia, Cristiane, Emily, Jannayna, Ciene, Marina, Elen, Carol, Cléia, Rafael, Eliene, Neide, Sandra e Ronéria.
SÉRIES: Maternal I à 1° ano PERÍODO: Dois meses e meio
OBJETIVO GERAL
· Reconhecer-se como um ser único com qualidades e potenciais a serem desenvolvidos, nas situações em sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
v Identificar seu nome, conhecer o seu significado e a própria história;
v Reconhecer o seu corpo e as possibilidades de ação e movimento.
v Desenvolver um conceito positivo de si mesmo;
v Conhecer a turma, seus nomes e suas características;
v Interagir com os colegas, respeitando a vez, a opinião do outro.
v Sentir-se pertencente ao grupo familiar;
v Valorizar a escola e reconhecer como um lugar de conhecimento, socialização e cidadania;
v Perceber que faz parte de uma comunidade;
METODOLOGIA:
§ Confecção do mural referente ao tema do projeto do bimestre;
§ Rodinhas de conversas;
§ Atividades extra classe;
§ Confecção de cartazes, murais, fichas e crachás, placas de leitura;
§ Uso de fantoches;
§ Colagem e recorte e pintura;
§ Psicomotricidade;
§ Música;
§ Reprodução de histórias e estórias;
§ Confecção do livrinho Meu Álbum;
§ Leitura;
§ Utilização de vídeos;
§ Teatros;
PALAVRAS CHAVE: Eu, nome, família, amigos, escola, comunidade
COMPONENTES CURRICULARES E EIXOS TEMÁTICOS
MATERNAL I:
Linguagem Oral e Escrita: Socialização, Expressão oral, Coordenação motora grossa, apresentação das vogais “a” e “e”, estudo dos nomes, uso da pseudoleitura.
Matemática: Coordenação motora grossa, numeral 1, cheio e vazio, dentro e fora, tamanho grande e pequeno, forma geométrica círculo, cores: vermelho e azul.
Natureza e Sociedade: A criança, a família, a escola, a casa, data comemorativa: Dia Internacional da Mulher, Páscoa, Nosso Corpo, hábitos de higiene, órgãos dos sentidos: visão.
Inglês: As cores: red e blue, numeral one.
Movimento: Equilíbrio, expressão corporal e psicomotricidade.
Artes Visuais: Pintura, colagem, modelagem, recreação, recorte sem tesoura.
Ensino Religioso: A criação,....
MATERNAL II
Linguagem Oral e Escrita: Socialização, Expressão oral, Coordenação motora grossa, coordenação viso-motora, vogais “a” e “e”, estudo dos nomes, uso da pseudoleitura.
Matemática: Coordenação motora grossa, numerais 0, 1, cores: vermelho e azul, grande e pequeno, cheio e vazio, dentro e fora, igual e diferente, aberto e fechado, forma geométrica círculo.
Natureza e Sociedade: A criança, a família, a escola, a casa, nosso corpo e suas partes, hábitos de higiene, órgãos dos sentidos: visão e audição. Data comemorativa: Dia Internacional da Mulher e Páscoa
Inglês: As cores: red e blue, numeral one.
Movimento: Equilíbrio, expressão corporal e psicomotricidade e recreação.
Artes Visuais: Pintura, colagem, modelagem, recorte sem tesoura, desenho livre.
Ensino Religioso: A criação, ....
JARDIM I
Linguagem Oral e Escrita: Socialização, Expressão oral, Coordenação motora fina, coordenação viso-motora, apresentação e estudo das letras do próprio nome, as vogais maiúsculas e minúsculas, junções, leitura e pseudoleitura.
Matemática: Coordenação motora e viso-motora, numerais 0 a 5, cores: vermelho azul, amarelo e verde, grande e pequeno, alto e baixo, cumprido e curto, grosso e fino, dentro e fora, perto e longe, formas geométricas: círculo, quadro, triângulo e retângulo.
Natureza e Sociedade: A criança, a família, a escola, a casa, comunidade, nosso corpo e suas partes, hábitos de higiene, órgãos dos sentidos, alimentação. Data comemorativa: Dia Internacional da Mulher e Páscoa.
Inglês: As cores: red, blue, yellow, Green, numeral one, two, three, four, five.
Movimento: Equilíbrio, expressão corporal e psicomotricidade e recreação.
Artes Visuais: Pintura dirigida e livre, colagem, modelagem, recorte sem tesoura, desenho dirigido e livre.
Ensino Religioso: A bíblia, a criação, a grande desobediência, o dilúvio, a torre de babel, Abraão, ....
JARDIM II
Linguagem Oral e Escrita: Socialização, Expressão oral, Coordenação motora grossa e fina, coordenação viso-motora, apresentação e estudo do nome, as vogais maiúsculas e minúsculas, junções, leitura e pseudoleitura, famílias: pipa, mapa.
Matemática: Coordenação motora e viso-motora, numerais 0 a 19, cores: vermelho azul, amarelo e verde, grande e pequeno, alto e baixo, cumprido e curto, grosso e fino, dentro e fora, perto e longe, em cima e embaixo, números vizinhos antecessor e sucessor.
Natureza e Sociedade: A criança, a família, a escola, a casa, comunidade, nosso corpo e suas partes, hábitos de higiene, órgãos dos sentidos, alimentação. Data comemorativa: Dia Internacional da Mulher e Páscoa.
Inglês: Os cumprimentos, as cores: “red, blue, yellow, Green” e a família.
Movimento: Equilíbrio, expressão corporal, psicomotricidade e recreação.
Artes Visuais: Pintura dirigida e livre, colagem, modelagem, recorte sem tesoura, desenho dirigido e livre.
Ensino Religioso: A bíblia, a criação, a grande desobediência, o dilúvio, a torre de Babel, Abraão, ....
1º Ano
Português: Socialização, Expressão oral, nome e pré nome, vogais, junções, alfabeto, famílias silábicas: t, p, s, c, v, d, n, l, b, g, letras e números, biografia, entrevista, poemas, rimas, convite, leitura e interpretação de textos, gêneros textuais, historias em quadrinhos.
Matemática: noções de grandeza, posição e direção, numerais de 0 a 40, conjuntos, igual e diferente( = E #), maior e menor (> e <), ordem crescente e decrescente, números vizinhos, números pares e ímpares, dezena e dúzia, adição e subtração, números ordinais, figuras geométricas, e raciocínio lógico.
Estudo da História e Geografia: A historia de cada um, família, casa, rua, escola, comunidade, documentos pessoais, tipos de moradia, meios de comunicação, educação direito da criança, dia da mulher e Páscoa.
Inglês: Os cumprimentos: hello, good morning, good afternoon, good night, excuse-me, please, thank you, sorry, good bye, see you latter. Cores: white, black, blue, red, green, yellow, pink, purple, brow. Family.
Ciências: Desenvolvimento humano(gestação e crescimento), características pessoais(personalidade), corpo humano, características físicas, expressões faciais, os sentidos, os animais e seus nomes.
Artes: Desenho dirigido e livre, auto retrato, qualidades pessoais, contorno do rosto, mural, pintura, recorte e colagem.
Ensino Religioso: A bíblia; a criação; atribuições de Adão(dar nomes aos animais, cuidar deles e do ambiente em que vive); a grande desobediência; amigos de Jesus; os discípulos; crianças e Jesus; como ajudar um amigo; o que fazer para ser amigo de Jesus? Respeito aos educadores e amigos; direitos e deveres dos alunos e funcionários....(Páscoa).
AVALIAÇÃO: A avaliação será feita através do envolvimento e a participação dos alunos em todas as atividades desenvolvidas durante o bimestre. E o 1º Ano será avaliado ainda com avaliações.
CULMINÂNCIA:
![](http://3.bp.blogspot.com/-ImVHeF6LqjY/UyhB5LF6BRI/AAAAAAAA2uE/XBLWwSDUI7E/s1600/assinatura3.png)
0 comentários. Clique aqui para comentar!:
Postar um comentário